segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quebra Gelo da semana usado na célula
Texto para dinâmica
Texto : Coração partido
Há muito tempo, em algum lugar no meio das montanhas havia um vale muito especial. O mundo exterior não conhecia este vale nem sabia nada a respeito das pessoas que ali moravam, também elas muito especiais. Sabe, o que tornava aquele povo tão especial era o fato de elas terem o seu coração do lado de fora do peito, de maneira que todos o viam. Havia corações grandes e pequenos, uns eram bonitos outros, não tão belos.
Um dia um jovem no meio da cidade proclamava ter o coração o mais bonito de todo o vale. Uma grande multidão o cercou e todos admiravam seu coração, pois era absolutamente perfeito. Não havia uma única marca ou uma falha nele. Sim, concordavam todos, era realmente o mais belo coração que já tinham visto. O jovem estava orgulhoso, e anunciava cada vez mais alto o seu belo coração.
De repente, um homem muito mais velho apareceu do meio da multidão e disse " Como? Seu coração nem chega perto da beleza do meu." A multidão e o jovem olharam o coração do homem. Batia vigorosamente, mas estava coberto de cicatrizes; havia lugares onde pequenos pedaços tinham sido removidos e substituídos por outros, que não tinham encaixado direito e várias bordas irregulares. Havia ainda muitas fendas profundas onde faltavam pedaços.
As pessoas olhavam pasmadas - “como pode ele dizer que tem o coração mais bonito que o jovem?" pensavam. O jovem olhou o coração do velho, viu seu estado e riu. " Você deve estar brincando!" disse " compare seu coração com o meu, o meu é perfeito e o seu, uma confusão de cicatrizes e remendos" .
"Sim, o seu está perfeito, mas eu jamais trocaria com você" , disse o velho. " Veja, cada cicatriz representa uma pessoa a quem eu dei meu amor - eu tiro um pedaço do meu coração e dou-lhe. Freqüentemente as pessoas e então elas dão um pedaço dos seus corações em troca, para colocar no buraco que ficou, mas porque os pedaços não são exatamente iguais, tenho algumas bordas ásperas, que eu estimo porque me lembram do amor que compartilhamos" .
"Houve vezes que dei pedaços do meu coração e a outra pessoa não retribuiu. São as fendas vazias - dar amor é arriscar. Apesar destas fendas, serem dolorosas, elas permanecem abertas lembrando-me o amor que tenho por elas também, e tenho esperança que um dia elas possam retribuir e completar o buraco que tenho à espera."
"Então, agora você vê o que é a verdadeira beleza?"
Finalmente, todos concordaram o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
O jovem estava mudo e lágrimas correram pelo o seu rosto. Aproximou-se do velho e levou a mão ao seu coração jovem, bonito e perfeito. Tirou dele um pedaço e com mãos trêmulas ofereceu ao velho. O outro aceitou sua oferta, colocou-a no seu próprio coração e tirou um pedaço do seu, velho e cheio de cicatrizes, e colocou na ferida aberta do coração do jovem. Não encaixou perfeitamente, e as bordas ficaram meio irregulares. O jovem olhou seu coração, já não mais perfeito, mas mais bonito do que nunca, agora que o amor do mais velho fluía nele.
Abraçaram-se e caminharam lado a lado.
Não tenha medo de demonstrar seu amor às pessoas que lhe são importantes.
A vida é isso!
Nós todos perdemos oportunidades demais e lamentamos demais.
Simplesmente pare de lamentar e crie novas oportunidades de partilhar seu amor com todos os que fazem a diferença na sua vida. E o amor que temos é o amor de Jesus Cristo, que também se encheu de cicatrizes na cruz por amor a todos nós. Lembre-se que a bíblia diz: A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor pelo o qual Ele (Cristo) nos amou.

Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros, o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Iniciar lendo o texto história do "Coração partido". Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração). Os participantes deverão escrever dentro do coração o que eles acham deveriam está dentro dele. No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada.
Lembrar que nosso coração só precisa está cheio do amor de Deus, e se esse amor está em nós, dedicaremos nossa vida para que outras pessoas compartilhem do amor que há em nossos corações, O AMOR DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário